Após receberem uma denúncia anônima sobre um cão vítima de maus-tratos na Vila Navegantes, no bairro Liberdade, em Esteio, agentes da Delegacia de Polícia da cidade foram até o local, na tarde da última sexta-feira (24). No endereço, em um terreno e próximo à porta de uma residência, os policiais encontraram o animal com uma fratura exposta na pata traseira, impossibilitado de se movimentar.
Foi solicitado apoio do veterinário da Unidade de Bem-Estar Animal (BEA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), o qual constatou a situação de maus-tratos. De acordo com o veterinário, o animal estava sem água, comida e abrigo. Além disso, ele não recebeu qualquer tipo de assistência para o ferimento, que já tinha mais de 24 horas, segundo avaliação do profissional. Por conta da gravidade da fratura, o cão precisou ter a pata amputada.
O tutor do animal, um homem de 44 anos, foi preso em flagrante. De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, até o domingo (26) ele seguia recolhido no sistema prisional. Conforme a delegada, aos policiais o homem disse não ter visto que o animal estava ferido e que somente teve conhecimento quando os agentes mostraram a fratura na pata do cão. Após receber todo o tratamento veterinário necessário, o animal deverá ser encaminhado para adoção.
Conforme a delegada, ações e operações desta natureza são essenciais e rotineiras na Delegacia Polícia de Esteio, a qual possui o selo institucional “Delegacia Amiga dos Animais” e conta com um cartório especializado, que apura dezenas de denúncias de crimes contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos.
Maus-tratos a animais é crime e pode resultar em reclusão de até cinco anos, de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998. Denúncias de casos de maus-tratos contra animais em Esteio podem ser feitas pelo telefone 3425-9063 ou por mensagens no WhatsApp (51) 98459-0259.
Fonte Jornal NH