O radialista Silvio Roberto Streit, mais conhecido por Gugu da Rádio Farroupilha, foi afastado de suas funções na emissora pertencente ao grupo RBS até o dia 15 de novembro. O afastamento do profissional atendeu à notificação extrajudicial encaminhada no último sábado (24) ao grupo RBS pela Coligação Toda Força Para Gravataí, (PSD, DEM, PV, PATRIOTA, SOLIDARIEDADE, DC, PROS), do candidato a prefeito da cidade, Dimas Costa.
PUBLICIDADE
Conforme o presidente da coligação majoritária, Vinícius Renato Alves, Gugu estaria prestando serviços no carro de som da Coligação Gravataí Não Pode Parar (REPUBLICANOS, PP, PSL, MDB, PTB, PSDB, PSB, PRTB), e “anunciando que “é o Gugu da Farroupilha, falando que a Rádio Farroupilha apoia os candidatos Zaffa e Dr. Levi (candidatos à majoritária)”.
No mesmo dia, a direção da Rádio Farroupilha entrou em contato com Gugu, que negou ter utilizado o nome da emissora, mas confirmou a participação em ato de campanha eleitoral, o que é vedado pelo Grupo RBS. Desta forma, a emissora comunicou nesta segunda-feira (26) o afastamento do radialista até o período em que deverá observar as regras estabelecidas para os comunicadores da empresa em período eleitoral.
Confira o comunicado do departamento jurídico da RBS enviado para o diretório municipal do PSD (partido do candidato Dimas) no qual o blog teve acesso com exclusividade:
“Reiteramos que conforme disposto no Código de Ética e Conduta do Grupo RBS, em razão da natureza da atividade de comunicação, todos os colaboradores devem zelar pela manutenção da imagem de independência do Grupo RBS.
No mesmo sentido, o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS estabelece que jornalistas e comunicadores não devem se integrar a eventos político-partidários, e, nos Conceitos e Princípios Institucionais do Grupo RBS para Eleição de 2020, consta que a atividade de comunicação é incompatível com candidaturas ou atuação em campanhas eleitorais.
Desta sorte, diante da Notificação recebida, ainda no sábado a empresa comunicou o profissional sobre seu afastamento da Rádio Farroupilha até o dia 15 de novembro de 2020, período em que deverá observar as regras estabelecidas para os comunicadores do Grupo RBS em período eleitoral”.
Fonte: Blog do Juarez