O governo do Rio Grande do Sul lançou na tarde desta terça-feira (17), no Palácio Piratini, o projeto Avançar na Cultura, que investirá R $ 76,1 milhões no setor até 2022.
“Hoje é um dia positivo, em que fazemos um anúncio inédito para o setor cultural do Rio Grande do Sul, um dia que, com certeza, vai injetar ânimo nos agentes culturais de todo o Estado. Além da pandemia e da crise econômica, a cultura no Brasil ainda sofre com a forma com que o governo federal trata o setor. No Estado, nosso governo fez a sua parte para estimular uma cultura, porque acreditamos de verdade na energia elétrica pelo setor cultural gaúcho ”, afirmou o governador Eduardo Leite.
De acordo com ele, o projeto é possível graças às reformas realizadas que foram feitas no início da gestão. Além de investimentos financeiros, o Avançar na Cultura prevê programas especiais, promoção de divulgação de identidades culturais e ações de inclusão e solidariedade.
“O que temos aqui, hoje, é inédito. Eu trabalho há 36 anos com cultura e posso garantir que, nessa história recente do RS, nenhum governador apresentado o que está sendo apresentado aqui hoje ”, afirmou a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo. “Os secretários da Cultura faziam apesar das dificuldades, e eu faço porque tenho todo o aporte afetivo, técnico e todas as condições para trabalhar. Então, só tenho que agradecer. A cultura do Estado tem a agradecer, porque o que faremos e já estamos fazendo é, sim, inédito no RS ”, completou uma secretária.
O Avançar na Cultura prevê a aplicação de R $ 35,1 milhões no âmbito do patrimônio cultural, focando na qualificação, preservação e recuperação.
(O Sul)