Em meio à polêmica sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, o governo do RS informa que encomendou um estudo sobre a necessidade da proteção ao ar livre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9).
O comunicado afirma que o pedido é do Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia no RS e que foi feito a técnicos do governo e ao Comitê Científico.
A análise avaliará a possibilidade de mudança na determinação, passando de uso obrigatório para recomendado em ambientes externos.
Ainda não há prazo para a definição do estudo e da possível mudança.
Impasse
No dia 26 de fevereiro, o governo do RS publicou decreto desobringado o uso da proteção a crianças até 12 anos. Em liminar judicial, a juíza Silvia Mouradas Fiori, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, suspendeu decreto do Estado.
Nos últimos dias, a obrigação do uso da máscara tem sido alvo de discussões na Região Metropolitana. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, convocou uma reunião sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) em espaços abertos. O encontro será entre integrantes da Região 10 da saúde e vai reunir representantes de universidades, entre eles Fernando Spilki, virologista e professor da Universidade Feevale.
Enquanto o decreto ainda estava em vigor, cidades da região seguiram com a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas municipais, entre elas São Leopoldo.
Fonte Jornal NH