Uma operação da Polícia Civil prendeu um grupo suspeito de aplicar o “golpe dos nudes” em vítimas do Rio Grande do Sul e outros estados. Os criminosos movimentaram mais de R$ 2,5 milhões com chantagens envolvendo conteúdo íntimo.
Os bandidos se passavam por jovens bonitas e abordavam homens mais velhos, geralmente casados. Com o relacionamento virtual estabelecido, fotos íntimas falsas eram trocadas com as vítimas. Depois, um falso delegado ou pai entrava em contato, afirmando que o homem estaria se relacionando com uma adolescente, ameaçando-o de prisão e, depois, extorquindo.
Apesar da dinâmica do golpe ser conhecida, os bandidos saíram do mundo virtual, passando a ameaçar as vítimas pessoalmente. Envelopes com conversas impressas eram enviados aos alvos. Um empresário de Balneário Camboriú recebeu o envelope na própria empresa, com uma ameaça afirmando que distribuiria o conteúdo para a cidade inteira.
Foram cumpridos ao menos 30 mandados de prisão partidos de Porto Alegre e 27 foram presos. Algumas das prisões foram efetuadas dentro do sistema penitenciário gaúcho: os criminosos aplicavam os golpes no interior da cadeia. Mulheres, companheiras dos presos, também foram detidas. Elas eram responsáveis pelas cobranças e extorsões.
(SBT)