Um novo golpe tem preocupado clientes do Nubank. Diversos usuários do banco digital têm compartilhado nas redes sociais a tentativa de golpe que é praticada por telefone.
Como funciona?
O cliente recebe uma ligação de um numero, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.
Esse falso atendente começa a questionar sobre detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse seu aplicativo para novas execuções.
Em um dos caso relatados, o cliente chegou a informar que não possuía o aplicativo do Nubank instalado. Diante de tal resposta, o suposto golpista passa a pedir informações sobre outros bancos do qual o cliente tem relação.
Nubank responde
Entramos em contato com o Nubank que informou sobre este tipo de golpe. De acordo com a empresa os golpistas usam uma técnica chamada de spoofing, que é quando o telefone de origem da chamada é “camuflado” para enganar potenciais vítimas para que elas realizem operações indevidas.
A empresa informa, ainda, que lançou recentemente uma página especial de segurança ressaltando os golpes mais comuns em que terceiros se fazem passar pela instituição.
Veja abaixo o posicionamento do Nubank na íntegra
· O golpe da falsa central de atendimento usando a técnica de spoofing (em que o telefone de origem da chamada é “camuflado” para enganar potenciais vítimas) tem sido mais comum em toda a indústria. Esta é mais uma tática de engenharia social que ocorre fora do ambiente dos aplicativos das instituições financeiras e tem como intuito “fisgar” as vítimas para que elas realizem operações indevidas.
· O Nubank tem alertado os clientes sobre a tática de spoofing em materiais públicos como este post no blog; além disso, a empresa lançou recentemente uma página especial de segurança ressaltando os golpes mais comuns em que terceiros se fazem passar pela instituição para tentar aplicar golpes.
· Caso algum cliente seja vítima de golpe em decorrência dessa ou de qualquer outra abordagem, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato em nossos canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
· Além disso, lembramos que o Nubank conta com um canal de denúncias em que abordagens desse tipo podem ser reportadas como forma de prevenção a novas tentativas de golpe nos mesmos moldes.
· Aproveitamos para reiterar que o Nubank não entra em contato com clientes solicitando a tomada de medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras. Em caso de dúvida a respeito de uma ligação alegadamente da empresa, aconselhamos que o cliente desligue a chamada e entre em contato em um de nossos canais oficiais de atendimento.
Fonte Porto Alegre 24 horas