Golpe do falso atendente atinge clientes do Nubank

Golpe do falso atendente atinge clientes do Nubank

Um novo golpe tem preocupado clientes do Nubank. Diversos usuários do banco digital têm compartilhado nas redes sociais a tentativa de golpe que é praticada por telefone.

Como funciona?

O cliente recebe uma ligação de um numero, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.

Esse falso atendente começa a questionar sobre detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse seu aplicativo para novas execuções.

Em um dos caso relatados, o cliente chegou a informar que não possuía o aplicativo do Nubank instalado. Diante de tal resposta, o suposto golpista passa a pedir informações sobre outros bancos do qual o cliente tem relação.

Nubank responde

Entramos em contato com o Nubank que informou sobre este tipo de golpe. De acordo com a empresa os golpistas usam uma técnica chamada de spoofing, que é quando o telefone de origem da chamada é “camuflado” para enganar potenciais vítimas para que elas realizem operações indevidas.

A empresa informa, ainda, que lançou recentemente uma página especial de segurança ressaltando os golpes mais comuns em que terceiros se fazem passar pela instituição.

Veja abaixo o posicionamento do Nubank na íntegra

· O golpe da falsa central de atendimento usando a técnica de spoofing (em que o telefone de origem da chamada é “camuflado” para enganar potenciais vítimas) tem sido mais comum em toda a indústria. Esta é mais uma tática de engenharia social que ocorre fora do ambiente dos aplicativos das instituições financeiras e tem como intuito “fisgar” as vítimas para que elas realizem operações indevidas.

· O Nubank tem alertado os clientes sobre a tática de spoofing em materiais públicos como este post no blog; além disso, a empresa lançou recentemente uma página especial de segurança ressaltando os golpes mais comuns em que terceiros se fazem passar pela instituição para tentar aplicar golpes.

· Caso algum cliente seja vítima de golpe em decorrência dessa ou de qualquer outra abordagem, o primeiro passo a ser tomado é entrar em contato em nossos canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

· Além disso, lembramos que o Nubank conta com um canal de denúncias em que abordagens desse tipo podem ser reportadas como forma de prevenção a novas tentativas de golpe nos mesmos moldes.

· Aproveitamos para reiterar que o Nubank não entra em contato com clientes solicitando a tomada de medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras. Em caso de dúvida a respeito de uma ligação alegadamente da empresa, aconselhamos que o cliente desligue a chamada e entre em contato em um de nossos canais oficiais de atendimento.

Fonte Porto Alegre 24 horas

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