Trabalhadores da Sogal, empresa responsável pelo transporte coletivo de Canoas, anunciaram greve nesta sexta-feira (10). Segundo eles, a categoria está há mais de 45 dias sem receber os salários.
A data de quando efetivamente ocorrerá a paralisação não foi divulgada, mas deve ocorrer nos próximos dias e “até que se ache uma solução”. Na segunda-feira (13) haverá uma audiência com o Ministério do Trabalho e, logo após, na terça-feira (14), uma assembleia deve oficializar a greve.
A carta aberta, assinada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Canoas (Sindttrodov Canoas), é dirigida à população, sobretudo aos usuários do transporte público. No documento, além dos dias de atraso, a categoria também afirma que está com as férias atrasadas e que a prática vem de anos.
Eles afirmam que buscaram soluções junto a empresa e o poder público. “Não se tem obtido êxito na solução destes problemas que se agravam dia após dia”, escrevem, classificando a atitude como um descaso.
Leia a carta na íntegra:
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CANOAS/RS
(SITUAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO)
Os trabalhadores da empresa SOGAL, juntamente com seu sindicato SINDTTRODOVCANOAS, vêm por meio deste comunicado, se dirigir com todo respeito diretamente a você, usuário do transporte coletivo deste município, e pedir compreensão para o que segue:
Os trabalhadores da SOGAL, pais e mães de família, vêm a anos recebendo os salários e demais benefícios de forma atrasada, e atualmente estando com mais de 45 (quarenta e cinco dias) sem receber qualquer valor, além de férias atrasadas e impagas.
Mesmo sem salário, os trabalhadores vêm honrando com seus compromissos diariamente. Contudo, a situação posta está insustentável, causando não só problemas financeiros, mas problemas psicológicos e acarretando dificuldades diretas na vida social e familiar.
Embora, tenha-se buscado junto aos responsáveis, poder público (executivo e legislativo) e empresa SOGAL, não se tem obtido êxito na solução destes problemas que se agravam dia a pós dia.
Assim, com todo o respeito à população de Canoas, os trabalhadores da empresa SOGAL, não aguentando mais o descaso, caso não haja uma solução que devolva a estes pais e mães de família a dignidade, pedem a compreensão, mas os serviços serão paralisados até que se ache uma solução.
Canoas, 10 de setembro de 2021.
Atenciosamente,
Trabalhadores da empresa SOGAL
Fonte GBC