FRAUDE: Médicos do SUS com salários de até R$ 31 mil saíam do trabalho durante expediente em hospital da capital

FRAUDE: Médicos do SUS com salários de até R$ 31 mil saíam do trabalho durante expediente em hospital da capital

Dez médicos concursados que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Porto Alegre, com salários entre 14 e 31 mil reais mensais, são investigados pela Polícia Federal (PF). Na manhã desta terça-feira (28) foi deflagrada a Operação Hipócrates, visando apurar possíveis crimes de peculado, falsidade ideológica ou estelionato cometidos pelos profissionais da saúde.

Conforme a PF, o objetivo dos médicos era iludir os superiores no que se refere a presença no local de trabalho. Ou seja, eles registavam o ponto de comparecimento, mas se ausentavam do hospital. Foram 11 mandados de busca e apreensão em hospitais, clínicas e consultórios da capital.

A PF salienta que os médicos utilizavam o ponto, registando o início da jornada de trabalho, e na sequência deixavam os locais onde deveriam atender, realizando atividades externas, principalmente em clínicas particulares. Já no horário estipulado para o fim do expediente, eles retornavam e registravam novamente o ponto, dando a entender que haviam permanecido no hospital durante o turno inteiro.

Seis meses de investigação

As investigações da Polícia Federal duraram seis meses. Durante o período foram realizadas diligências, confirmando as práticas dos suspeitos. Conforme a PF, além dos prejuízos financeiros ao HNSC, o esquema vitimiza também o Sistema Único de Saúde (SUS), que acaba contando com um número inferior de médicos trabalhando.

A operação foi batizada como Hipócrates por conta do tradicional juramento feito pelos médicos no momento da formatura. Ninguém foi preso durante a ação policial

Fonte GZH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos