A concessionária Fraport divulgou que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a operar parcialmente a partir do dia 21 de outubro. A retomada das atividades, no entanto, ocorrerá com a pista reduzida, medida necessária enquanto as obras de recuperação total da infraestrutura seguem em andamento.
Entre os procedimentos de verificação, está previsto um sobrevoo de uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de avaliar e calibrar os equipamentos de navegação aérea. Somente após a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com base nos resultados das inspeções, as companhias aéreas poderão iniciar a venda de passagens para o Aeroporto Salgado Filho.
O governo federal, por sua vez, busca incentivar as empresas aéreas a anteciparem a comercialização dos bilhetes, considerando a data de reabertura já definida. A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) informou que a liberação das vendas dependerá da conclusão das vistorias e da aprovação da Anac.
Desde o dia 13 de julho, a Fraport trabalha na remoção do asfalto danificado pela enchente que atingiu a região e iniciou a aplicação do novo pavimento na área de circulação das aeronaves. O Aeroporto Salgado Filho encontra-se fechado para pousos e decolagens ha quase 90 dias. Desde o dia 15 de julho os passageiros têm utilizado a Base Aérea de Canoas como alternativa para embarque e desembarque.