Os depósitos de lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) derivados. Na última terça-feira (17/8), o governo aprovou a distribuição de R $ 8.129 bilhões do lucro acumulado pelo fundo em 2020. O montante representa 96% de R $ 8.467 bilhões registrados no ano passado.
De acordo com a Caixa Econômica, o processamento dos pagamentos é feito ao mesmo tempo nas bases de contas ativas e inativas. O banco ainda não revelou quantos beneficiários já receberam o valor, mas prazo final para os depósitos é 31 de agosto.
Os trabalhadores podem conferir se o valor está no extrato do FGTS, no site da Caixa Econômica, pelo aplicativo FGTS e pessoal, nas agências bancárias da Caixa. A data do depósito registrado será de 10 de agosto.
Os saques só podem ser feitos nas condições fixadas em lei, como demissão, compra da casa própria, doença grave ou aposentadoria. Além disso, é preciso que a conta, ativa ou inativa, presente saldo positivo até 31 de dezembro do ano passado.
O dinheiro é distribuído de forma proporcional ao saldo das, contas vinculadas e ao valor que existia até 31 de dezembro de 2020. Quanto maior o saldo, maior o lucro ganho.
“Na prática, o trabalhador terá depositado em sua conta no fundo R $ 1,86 para cada R $ 100 que ele tinha de saldo no dia 31 de dezembro de 2020”, afirmou a Caixa sobre o cálculo utilizado para efetuar os pagamentos.
Como é feito o pagamento do lucro do FGTS
O pagamento é feito diretamente nas contas ativas (empregos atuais) e inativas (empregos anteriores) do FGTS dos trabalhadores. Não sendo necessário solicitar ou aprovar a liberação do saldo, onde todo o processo ocorre de forma automática.
Quais trabalhadores podem receber?
O lucro do FGTS é pago para todo e qualquer trabalhador que tenha tido saldo nas contas do Fundo de Garantia, até o dia 31 de dezembro de 2020.
Vale lembrar que o lucro que será distribuído aos trabalhadores é relativo ao rendimento de todo ano passado, por isso a exigência de ter tido saldo nas contas até 31 de dezembro de 2020.
Quanto cada trabalhador vai receber?
Não há um valor fixo que cada trabalhador pode receber, isso porque o repasse será proporcional ao saldo que o mesmo possuía de FGTS até 31 de dezembro de 2020.
O valor exato que será distribuído só poderá ser consultado na próxima semana, isso porque é necessário aguardar qual será o valor distribuído do lucro do FGTS, se realmente será de R $ 5,9 bilhões e qual será o índice distribuído.
Como saber se recebi o depósito do lucro?
A previsão é de que o lucro do FGTS irá ser distribuído aos trabalhadores ainda neste mês de agosto, o que dependerá do Conselho Curado do FGTS na próxima terça-feira (17).
Os trabalhadores informam o valor do FGTS através dos canais oficiais para o FGTS, sendo eles:
– APP FGTS
– Site fgts.caixa.gov.br
– Central Telefônica Caixa 111, opção 2.
– Internet Banking.
Assim que for confirmado o repasse dos valores, não extrato do FGTS o lucro distribuído haverá impresso como “cred dist resultado ano base 12/2020”.
Será possível sacar os valores?
Depende! É importante se atentar que o lucro do FGTS que será destinado aos trabalhadores, entrará nas regras tradicionais do programa previsto em lei, como, por exemplo, no caso de saque do FGTS por demissão sem justa causa, por motivo de aposentadoria, compra de imóvel outros dentre.
A modalidade que pode acabar tendo acesso ao lucro do FGTS é para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário, onde é possível receber anualmente parte do saldo do FGTS no mês de aniversário do trabalhador.
Fonte Porto Alegre 24 horas