Está chegando ao mercado da tecnologia uma ferramenta para auxiliar no combate à propagação virtual de notícias falsas. É o Healthy Internet Project. O recurso possibilita a denúncia de desinformação ou conteúdo nocivo na internet. A iniciativa é incubada pela TED, com apoio da Jigsaw e do Centro Internacional para Jornalistas.
A ação que pretende desincentivar informações que causem danos em pessoas e na sociedade, tem parcerias brasileiras. No País, figuram entre os apoiadores a agência de checagem Aos Fatos, o consórcio Comprova e o blog Estadão Verifica.
O funcionamento é simples: o usuário instala a extensão e marca a URL de materiais que considera bons e ruins (notícias, vídeos, postagens, etc). Após, os jornalistas, líderes comunitários e companhias de tecnologia parceiros irão remover conteúdos nocivos e formular, a partir dessas narrativas, novas produções que promovam educação local.
Durante o processo, o usuário deve detalhar se entende que o material visto possui desinformação, abuso, discurso de ódio ou exploração do medo das pessoas. É possível ativar notificações do navegador para saber o que está sendo produzido com suas marcações. A extensão do Healthy Internet Project pode ser acessada aqui.
(Coletiva.net)