Uma mulher de 22 anos foi presa por volta das 21h da terça-feira (14) no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, depois de aplicar o golpe do falso depósito. De acordo com a Brigada Militar (BM), ela usava imagens da identidade pessoal e funcional de um policial militar para praticar crimes de estelionato em São Sebastião do Caí.
Ainda de acordo com a polícia, o marido da jovem ajudava nos golpes. Ele cumpre pena no Presídio Regional de Caxias do Sul, a antiga Pics. O homem, mesmo de dentro da penitenciária, articulava os golpes e a jovem efetuava compras em São Sebastião do Caí, usando os documentos do policial. Na terça, ela tentou comprar uma motocicleta com o golpe do falso depósito no Vale do Caí.
Ainda em junho, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) de Bento Gonçalves emitiu um alerta à população sobre golpes envolvendo nomes de policiais militares. O comunicado encaminhado a comerciantes esclarecia que golpistas ligavam ou encaminhavam mensagens de aplicativos, de dentro de presídios, solicitando recarga para celulares de supostos policiais militares. Na ligação, o golpista também pediu para que os motoboys passassem em uma farmácia para comprar remédios e efetuar recargas de telefone celular.
A Brigada Militar afirma que nenhuma pessoa está autorizada a solicitar qualquer tipo de recurso em nome da corporação. A polícia também alerta a comunidade que os golpistas têm usado dados de policiais para que as pessoas não desconfiem na hora de negociar pelas redes sociais. A BM ainda alerta que, em caso de suspeita, procure a polícia.
Curta Hora da Notícia RS