Uma organização criminosa é investigada por extorquir moradores de um loteamento da região metropolitana. De acordo com a Polícia Civil, as pessoas que vivem em cerca de 600 lotes em Viamão tem que pagar uma mensalidade aos criminosos. Quem não paga, é ameaçado, agredido e expulso da comunidade.
Os valores das extorsões são depositados em contas bancárias e passam por “contas de passagem” antes de chegarem nas contas dos criminosos e de empresas constituídas por eles ou por laranjas.
Nesta quinta-feira (25), os integrantes da facção são alvos de uma operação. Ao todo, 54 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva são cumpridos em Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canoas e no Rio de Janeiro. Até as 7h50, oito pessoas foram presas.
Além das extorsões, o grupo é investigado por comandar um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Conforme a investigação, a empresa que mais se beneficiou com o esquema foi uma barbearia com diversas franquias, inclusive no Rio de Janeiro. A Polícia diz que os proprietários ostentavam uma vida de luxo com veículos de alto valor.
Entre as apreensões desta manhã estão carros de luxo, notebooks, bolsas e calçados.
Fonte Jornal NH