Foi aprovada com ampla maioria de votos a adesão da Escola Estadual Osvaldo Aranha ao programa federal de escolas cívico-militares. A consulta pública se estendeu por toda a terça-feira.
A votação ocorreu no sistema drive-thru para que a comunidade, funcionários e equipe diretiva votassem na aprovação ou não da indicação da escola. Foram registrados 218 votos, sendo 87% a favor e 18% contra a adesão ao modelo.
A diretora do colégio, Verônica Paz, explica que uma reunião com representantes de cada segmento da comunidade escolar será realizada na próxima semana, na qual será produzido um documento oficializando a decisão desta sexta e apresentando expectativas da escola a partir do aceite ao novo sistema.
Segundo a diretora, o primeiro ano será de construção conjunta do modelo, entre a direção e a Secretaria Estadual da Educação, e a expectativa é que antes de agosto nada mude no funcionamento do colégio.
A partir de então é que devem chegar os policiais militares da reserva, que atuarão na escola.
“Essa parte militar será desempenhada por profissionais da Brigada Militar da reserva. A organização pedagógica da escola, a gestão democrática, tudo isso se mantém. As questões militares serão trabalhadas no sentido de inibir a drogadição, manter a ordem e disciplina na escola.”
No Rio Grande do Sul, já estão encaminhadas seis escolas estaduais no modelo cívico-militar nos municípios de Caxias do Sul, Alvorada, Alegrete, Tramandaí, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo. E também existem seis escolas municipais neste processo nas seguintes cidades: Bagé, Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul e Ijuí.
Curta Hora da Noticia RS