A RGE executou nesta segunda-feira (28) uma inspeção de combate a fraudes e furtos de energia elétrica, em Canoas. Acompanhada da Polícia Civil, a ação flagrou um minimercado que consumiu energia elétrica de forma irregular, no bairro Harmonia.
Duas pessoas foram identificadas como proprietárias do estabelecimento e foram presas em flagrante pela Polícia Civil. De acordo com a Polícia, eles ainda vão responder por descaminho e mercadoria vencida.
As ligações clandestinas, popularmente conhecidas por “gatos”, e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante.
Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região.
Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura.
Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico.
Fonte GBC