Vinte três anos e sete meses depois de seu início em Zero Hora, o jornalista Carlos André Moreira não faz mais parte do periódico do Grupo RBS. Atuando, por último, como editor do Segundo Caderno, suplemento diário focado em cultura do período, o profissional foi desligado da empresa na última semana.
Ao Coletiva.net, o jornalista contou que, durante as suas férias, recebeu uma ligação de representantes da empresa, sendo informado que estava sendo desligado da mesma. Moreira explicou ainda que a justificativa foi a dificuldade pela qual o Grupo RBS está passando neste período de crise. Em um post em sua conta no Facebook, o jornalista detalhou que, na verdade, deveria ter sido desligado com os colaboradores demitidos em abril, mas a medida foi adiada, pois ele ainda tinha férias para tirar.
“É oportuno que minha saída ocorra num período em que o tempo parecia, agora sim, estar pesando. Reestruturações mil estavam levando a coisa para um lado que não parecia mais desafiador. Ou parecia o pior tipo de desafio. Aquele que toma tempo e energia física e mental para um resultado do qual você não se orgulha mais”, escreveu na rede social.
O jornalista ainda relembrou que, em ZH, atuou na reportagem de polícia, cobriu assuntos de geral e passou pela crônica esportiva, além de ter sido designado a ser setorista de literatura e de ter “encarado” pautas gerais de cultura. Ainda editou o Cultura e coeditou os suplementos PrOA e o DOC, todos extintos. “Fiz bastante coisa e cada uma delas representava um novo desafio a seu tempo e lugar. E talvez por isso eu não tenha sentido o peso ou a extensão desse tempo todo passado por lá. Havia sempre alguma coisa interessante a fazer e eu fui fazendo”, pontuou em sua conta no Facebook.
Sobre o futuro, Moreira contou ao Coletiva.net que pretende focar em terminar seus livros, uma vez que também é escritor de ficção. Formado pela Ufrgs, em 1996, o jornalista possui mestrado em Letras, pela mesma instituição de ensino. Venceu o Prêmio ARI de Webjornalismo, em 2013, com o webdocumentário ‘Fichados no DOPS no RS’, exibido em Zerohora.com. Ainda recebeu uma menção honrosa na mesma premiação, em 2012. Em 2009, conquistou o Prêmio Açorianos – Destaque em Mídia Digital pelo blog jornalístico Mundo Livro, especializado em literatura.
(Coletiva.net)