Por motivos técnicos, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) cancelou o serviço agendado para esta quarta-feira, 10, na rua dos Carijós, 415. Porém, está mantido o serviço na avenida da Serraria, 584. Poderá faltar água no bairro Espírito Santo, a partir das 9h de quarta. A previsão é normalizar o fornecimento na madrugada de quinta-feira, 11, ou mais tarde nas partes altas. O trabalho integra o projeto de interligação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SSAs) Tristeza e Belém Novo, para ampliar a oferta de água nas zonas Sul e Extremo Sul.
Caso chova forte, todos os serviços programados poderão ser transferidos para outras datas. Nesta terça, 9, a Zona Sul recebe mais uma etapa das obras de ampliação da avenida Tronco. A rede nova de água será interligada na rua Dona Otília, esquina com a avenida Cruzeiro do Sul. O bairro Santa Tereza terá o abastecimento interrompido após as 9h, com previsão de retorno a partir da noite. Nesta terça-feira, também será desativada a rede antiga na rua Vicente Paris, 17, esquina com a rua Jacy Barcelos de Oliveira, no escopo das novas redes de água lançadas na Zona Norte. Poderá faltar água em parte do bairro Santa Rosa de Lima, das 9h em diante, com retorno durante a noite.
Quinta-feira, 11, a partir das 9h, dois serviços interrompem o abastecimento para os bairros Bom Fim, Farroupilha, Rio Branco e Santana. Na avenida Venâncio Aires, esquina com a rua Vieira de Castro, será substituído o registro de um hidrante de coluna. Na rua Ramiro Barcelos, esquina com a avenida Osvaldo Aranha, uma rede antiga vai ser desativada. Em ambos os casos, a água deverá retornar quinta à noite.
Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos domicílios, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem o suficiente para retomar o bombeamento – caso contrário, os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública é consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da canalização. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.
Aspecto da água – A água pode retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
Informações do Dmae
Telefone: 156 opção 2
Fonte: Prefeitura de PortoAlegre/DMAE