Data encerra a 29ª Semana da Consciência Negra com Marcha Zumbi dos Palmares, feira, shows e agendamento para emissão de carteiras de trabalho.
Não é feriado na Capital.
Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Porto Alegre promove uma série de eventos que lembram a data. Confira a programação abaixo. Apesar das festividades, não é feriado na Capital.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído no Brasil em 2011, por meio de uma lei federal. Em 2015, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto que determinava o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade.
No entanto, em 2016, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) considerou a lei inconstitucional. Por isso, a data não entra no calendário de feriados municipais.
“É um dia de reflexão para uma análise do que ainda é preciso evoluir nas conquistas dos direitos do povo negro e um marco da luta pela igualdade racial”, diz o coordenador da Unidade de Direitos da Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdes), Rodimar Silva da Silva.
Homenagem a Zumbi dos Palmares
A data homenageia a figura de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695 e é um símbolo universal do combate à escravidão.
Em Porto Alegre, as celebrações chegam à 29ª edição neste ano, centralizadas no local nomeado em homenagem ao líder negro, o Largo Zumbi dos Palmares. Às 14h, haverá uma roda de conversa sobre mercado de trabalho. No local, também poderá ser feito o agendamento para emissão de carteiras de trabalho.
Haverá, ainda, uma feira de empreendedores voltados à temática afro, atividades esportivas e de lazer para crianças, debates, além de painéis sobre a juventude negra e ancestralidade e o projeto Livro Andarilho.
Às 18h30, começa a Marcha Zumbi dos Palmares, com saída Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em direção à avenida Borges de Medeiros, com passagem pela Rua José do Patrocínio e, de lá, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. A caminhada será acompanhada por ritmistas de escolas de samba.
Após a chegada da marcha, acontecem o show de Preta Guedes e o baile do Projeto Expresso Black.
PROGRAMAÇÃO
Largo Zumbi dos Palmares
14h:
Sine Municipal em roda de conversa sobre mercado de trabalho e agendamento para emissão de carteiras de trabalho
Feira de Afroempreendedores
Ônibus Brincalhão – atividades esportivas para crianças
Painel Fortalecendo a Luta contra o Extermínio da Juventude Negra
Integrando Saberes – Histórias da ancestralidade negra
15h:
Projeto Livro Andarilho
20h:
Chegada da Marcha Zumbi dos Palmares
Show de Preta Guedes e Baile do Projeto Expresso Black
Curta Hora da Notícia RS
Fonte: G1
Foto: Nilo Feijó/SMDSE PMPA