Por volta das 19 horas desta terça-feira (25), pessoas estavam recebendo doses da vacina contra o coronavírus dentro da secretaria de Saúde de Cachoeirinha. A cena foi flagrada pelo cidadão Luiz Henrique da Fonseca Jr. em Live no Facebook e confirmada pelo secretário da Saúde, Juliano Paz.
Conforme o secretário, o procedimento é recorrente desde a última sexta-feira (21), fruto de um trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura. “A busca ativa é para garantir que as pessoas que tomaram suas doses até o dia 26 de março possam ser vacinadas com a segunda dose”, garante.
Após receber uma denúncia na página que administra na rede social, Luiz foi até o local e reparou que algumas pessoas estavam descendo até o subsolo do órgão. Na chegada, foi orientado por pessoas que trabalham no local. “Vacinação é naquela salinha do lado”, lembra ele confirmando que apontaram para onde fica o almoxarifado.
Segundo Luiz, ao menos três pessoas estavam recebendo o imunizante. “Realmente estavam fazendo as escondidas”, comenta lembrando que a secretaria termina o expediente às 17 horas. As convocações foram feitas através do telefone, diretamente para quem recebeu a dose.
O secretário explica que isso acontece quando há sobra de vacinas, por isso o horário avançado. Os profissionais chamam as pessoas que estão mais atrasadas e a aplicação ocorre na secretaria para evitar os custos de manter as unidades abertas.
A Prefeitura de Cachoeirinha mudou o local de vacinação. O chamamento, que antes era para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passou para a Secretaria da Saúde, até às 17h. Mais de 6 mil pessoas aguardam a segunda dose da CoronaVac no município.
O chamamento agora é para o grupo de pessoas que teve a segunda dose vencida até o dia 28/04. Este público deve comparecer nesta quinta-feira (27).
Fonte GBC