Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta e Região das Ilhas se prepara para ser impactada pela cheia dos rios

Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta e Região das Ilhas se prepara para ser impactada pela cheia dos rios

A prefeitura e a Defesa Civil de Porto Alegre divulgaram alerta de inundação e se preparam para atender a população da Região das Ilhas desta quarta-feira (6) até o sábado (9). A cheia é prevista em razão da descida das águas que provocaram devastação no Vale do Taquari e no Vale do Caí. As áreas de maior atenção são o bairro Arquipélago, nas ilhas, e a Zona Sul.

O curso natural delas é descer até o Rio Jacuí e, consequentemente, ao Guaíba. Na manhã desta quarta era possível observar centenas de galhos, pedaços de móveis e até partes de eletrodomésticos boiando.

Assim como em julho, quando o alto volume de chuva também fez os rios transbordarem, a expectativa é de que as famílias precisem ser retiradas de suas casas na Capital. Moradores locais já percebem o aumento gradativo das águas.

A tendência é subir mais. Já percebemos diferença em relação à normalidade. Acho que nas próximas 12 horas a água vai subir até os nossos terrenos — diz André Gonçalves, 43 anos, vigilante que trabalha na Ilha dos Marinheiros desde 2016.

Em junho de 2023, quando ciclone extratropical desabrigou milhares de pessoas no Litoral Norte, as águas do Guaíba avançaram sobre as ilhas e sobre as quadras no trecho 1 da Orla.

Nesta semana, em que 31 mortes já haviam sido confirmadas até a manhã de quarta-feira pela Defesa Civil, o nível do Jacuí e do Guaíba são monitorados de duas maneiras: uma, automatizada, e a outra, manual, colocada em um ponto de observação dentro da Ilha da Pintada, acompanhada pelos próprios moradores locais.

Leia a nota emitida pela Defesa Civil de Porto Alegre

Defesa Civil está lançando um alerta de inundação nas regiões ribeirinhas do município, especialmente no Bairro Arquipélago e Região Sul, em decorrência dos grandes volumes hídricos que escoam do sistema Jacuí/Taquarí e contribuem para elevação do nível do Guaíba. O evento poderá ter início nesta quarta-feira, 6, e se estender até sábado, 9. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo, está organizando ações e mobilizando equipes para atendimento à população

Fonte GZH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos