A Defesa Civil de Porto Alegre alerta, com base nos avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100mm/dia, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de 60 a 100Km/h e queda de granizo. A tempestade está prevista para a madrugada desta terça-feira, 7, devendo se estender até o fim do dia. Há risco de alagamentos, de danos às residências, de corte de energia elétrica, de desativação de semáforos, de queda de árvores, de placas de sinalização e publicitários (outdoor).
A Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), composta por órgãos municipais e instituições parceiras (Corpo de Bombeiros e CEEE), deverão estar em alerta máximo, com as respectivas equipes disponíveis para o pronto atendimento à população e o restabelecimento das condições de normalidade nas áreas que venham a ser atingidas.
Orientações à população
– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores;
– Abrigue-se em local seguro;
– Não enfrentar o mau tempo;
– Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
– Não entre em alagamentos;
– Observe as encostas. No caso alterações afaste-se imediatamente e acione o serviço de emergência (Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros);
– Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres);
– Desligue os aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;
No caso de emergência, ligue para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Foto: Joel Vargas / PMPA
Fonte: Defesa Civil/Prefeitura De Porto Alegre