Uma cerimônia emocionante marcou a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria do Poder Legislativo gaúcho, ao ex-atleta D’Alessandro, que marcou história no Internacional, e é considerado ídolo do clube. A homenagem, ocorrida nesta terça-feira, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi proposta pelo deputado estadual Juvir Costella, ironicamente torcedor do Grêmio, embora tenha justificado a homenagem dizendo que o sentimento de respeito e admiração dos torcedores em geral pelo argentino ultrapasse as rivalidades.
Idealizador do evento social Lance de Craque e embaixador do Instituto do Câncer Infantil para toda a América Latina, D’Alessandro disse ainda que se sente com o “dever cumprido por transmitir valores sociais, e deixar isto como legado à sociedade gaúcha.” “Há um respeito muito admirável das pessoas, e não estou falando como atleta. Acho que o cidadão me enxerga, hoje, muito mais do que um atleta, e isto faz com que eu me sinta muito orgulhoso do meu comportamento fora de campo”, afirmou o ex-jogador.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, também salientou a importância do legado de D’Alessandro para a cultura e a sociedade gaúchas. “Parabéns pela sua caminhada e por sua contribuição social para o estado do Rio Grande do Sul. E que você consiga conquistar ainda grandes vitórias na área social, inclusão e solidariedade. Que possamos nos espelhar neste exemplo de ser humano e de dignidade”, disse. A cerimônia ainda contou com apresentações musicais da cantora Luiza Barbosa e dos músicos Elton Saldanha, João Luiz Corrêa, Hugo Laroque e Daniel Hack.