A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (10) a segunda fase da Operação Pesca Urbana. O alvo era uma organização criminosa especializada em furtos em caixas eletrônicos das agencias da Caixa Econômica Federal (CEF) em Canoas e em outras cidades da Grande Porto Alegre, além de outras ocorrências em todo o país.
A investigação começou em janeiro de 2021. Até abril, os criminosos cometeram ataques nas agências da CEF no Centro, no Igara, Santos Ferreira e Rio Branco. Os policiais identificaram 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em diversos estados brasileiros.
Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações. A ofensiva visa à prisão de membros da organização criminosa, a apreensão de novos elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes para ressarcir os prejuízos causados.
A operação foi denominada Pesca Urbana em razão do sistema utilizado pelo grupo criminoso para “fisgar” envelopes com valores depositados em terminais de autoatendimento de agências bancárias.
Fonte GBC