Com o fim do período das convenções, o cenário para eleição ao governo do Rio Grande do Sul tomou forma. São 10 candidatos na disputa e os nomes transitam entre os diferentes espectros políticos e incluem tanto figuras já conhecidas na política local quanto novatos.
Em função de articulações, a composição final de algumas chapas se deu somente na sexta-feira, último dia, conforme determina a Justiça Eleitoral, para que os partidos definissem os seus candidatos.
Conheça os 10 candidatos ao Palácio Piratini:
Carlos Messalla (PCB)
Natural de Gravataí, 46 anos, Messalla concorreu a uma vaga de vereador de Porto Alegre em 2020, mas não se elegeu. É servidor dos Correios. Seu vice é o professor aposentado Edson Canabarro.
Edegar Pretto (PT)
Natural de Miraguaí, 50 anos, Edegar Pretto é formado em Gestão Pública. Candidato da federação PT-PCdoB-PSol, obteve o terceiro mandato de deputado estadual como o mais votado da bancada petista.
Em 2017, presidiu a Assembleia Legislativa. O vice na chapa será o vereador da Capital Pedro Ruas (PSol). O ex-governador Olívio Dutra concorre, em mandato coletivo, ao Senado.
Eduardo Leite (PSDB)
Aos 37 anos, o ex-governador Eduardo Leite é formado em Direito. Natural de Pelotas, cidade da qual foi prefeito e vereador, disputou a indicação do partido para a presidência da República com o então governador João Doria e foi derrotado.
Em março, renunciou ao governo do Estado. Seu vice é o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) disputa o Senado.
Luis Carlos Heinze (PP)
O engenheiro agrônomo Luis Carlos Heinze tem 71 anos e é natural de Candelária. Foi o primeiro a entrar na disputa ao governo do Estado.
Eleito senador em 2014, Heinze também foi deputado federal por 19 anos, de 1999 a 2018, e prefeito de São Borja, de 1993 a 1996. Sua candidata a vice é a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB). Nádia Gerhard (PP), também vereadora da Capital, é a candidata ao Senado da chapa.
Onyx Lorenzoni (PL)
Veterinário, 67 anos, Onyx Lorenzoni nasceu em Porto Alegre. Deputado federal há cinco mandatos, esteve na Assembleia Legislativa por dois mandatos, de 1995 a 2003.
Licenciou-se da Câmara para ser ministro da Casa Civil por quatro vezes, do Trabalho por duas vezes e da Cidadania. Sua candidata a vice é a vice-prefeita de Guaíba Cláudia Jardim (PL). O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disputa vaga no Senado.
Rejane de Oliveira (PSTU)
Natural de Porto Alegre, Rejane de Oliveira tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual.
Essa é a primeira vez que ela disputa um cargo eletivo. Durante duas gestões foi presidente do CPERS. Sua candidata a vice é Vera Rosane (PSTU). Fabiana Sanguiné concorre ao Senado.
Ricardo Jobim (Novo)
Advogado e empresário, Ricardo Jobim nasceu em Santa Maria e tem 47 anos. Foi conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria. Em 2004, ainda filiado ao PSDB, concorreu a vice-prefeito na chapa de José Farret (PP), ficando em terceiro lugar. Rafael Dresch (Novo) é o candidato a vice.
Roberto Argenta (PSC)
Aos 69 anos, natural de Gramado, Roberto Argenta é empresário. Foi prefeito de Igrejinha de 1989 a 1992 e vereador, de 1993 a 1996.
Exerceu um mandato deputado federal entre 1999 e 2003 pelo PFL. Depois de breve passagem pelo MDB, em 2021, migrou para o PSC para concorrer a governador. Nívea Rosa (Solidariedade) é sua candidata a vice, e Maristela Zanotto (PSC), ao Senado.
Vicente Bogo (PSB)
Nascido em Rio do Oeste (SC), Vicente Bogo, 65 anos, é professor. Foi vice-governador pelo PSDB na gestão Antônio Britto (1995-1998) e concorreu ao Senado pelo mesmo partido em 2002.
Entrou na disputa após a saída do ex-deputado Beto Albuquerque. Sua candidata a vice é Josiane Paz (PSB). O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato (PSB) concorre ao Senado.
Vieira da Cunha (PDT)
Procurador de Justiça, natural de Cachoeira do Sul, Vieira da Cunha tem 62 anos e foi deputado estadual por três mandatos, de 1994 a 2005, e presidiu a Assembleia Legislativa em 2004.
Foi eleito deputado federal duas vezes. Também foi vereador de Porto Alegre.
Em 2014, disputou o governo do Estado. Sua vice é a vereadora de Passo Fundo Regina Costa dos Santos (PDT). Nado Teixeira (Avante) concorre ao Senado.
Fonte Correio do Povo