As distribuidoras poderão voltar a cortar a energia de consumidores que deixarem de pagar suas contas a partir de 1º de agosto. Apenas usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam arcar com as faturas. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com a declaração da pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aneel havia aprovado, temporariamente, a proibição de cortes por falta de pagamento entre 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores. Esse foi o período mais crítico da pandemia, quando diversos municípios e estados adotaram medidas de isolamento social.
A agência decidiu ainda que as empresas devem retomar, a partir de 1º de agosto, o atendimento telefônico humano e também o atendimento físico nas lojas presenciais, caso não haja impedimento determinado pelas autoridades locais. Nos primeiros meses da pandemia, as concessionárias puderam manter apenas atendimentos digitais, por telefone e internet.
Para evitar problemas com corte de luz por falta de pagamento, o ideal é gastar menos energia. Segundo o engenheiro eletricista do Ibape/SP, Sérgio Levin, muitas vezes a instalação ou uso incorreto dos aparelhos eletroeletrônicos na residência também podem deixar a conta mais alta.
“É importante salientar que o potencial de economia financeira em energia elétrica tem relação direta com a tecnologia dos equipamentos utilizados, com a disciplina comportamental dos usuários e a bandeira tarifária”, afirma Levin. Veja a seguir as dicas do engenheiro.
Como economizar
Geladeira e freezer
– Evite a proximidade da geladeira ou freezer com o fogão ou com áreas expostas ao sol, além de deixar sempre espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer;
– Evite deixar aberta a porta da geladeira por tempo prolongado;
– Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as instruções do fabricante;
– Não utilize as serpentinas (as grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar panos, roupas e etc;
– Quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie o freezer e a geladeira e deixe-os desligados ou regulados na temperatura mínima;
– Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, visando evitar a fuga de ar frio do aparelho. Caso necessário, troque-a.
Chuveiro, secadores de cabelos e chapinha
– Só ligue o chuveiro quando estiver pronto para o banho. Seja breve caso contrário os esforços de economia nos outros equipamentos “vão para o ralo.”
– Quando possível, use na posição de menor potência nas épocas quentes. A posição de maior potência consome normalmente 30% mais energia.
Iluminação
– Use lâmpadas tipo LED com potência adequada a cada ambiente;
– Aproveite a luz do sol para realizar tarefas dentro de casa, evitando acender lâmpadas desnecessariamente;
– Ao pintar a casa dê preferência às cores claras nos tetos e paredes – elas refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial;
– Apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, salvo aquelas que contribuem para a sua segurança;
– Verifique sempre a compatibilidade da voltagem (Volts) da lâmpada com a rede doméstica;
– Dentro do possível e do ambiente utilize sensores de presença que se acenderão as lâmpadas somente quando houver circulação de pessoas;
– Substitua as antigas lâmpadas incandescentes por LED, que duram mais e gastam menos energia;
Máquinas de lavar e ferro de passar
– Ao usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida;
– Acumule uma boa quantidade de roupas passando-as de uma vez;
– Use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxague.
Televisão, home theater e games
– Quando ninguém estiver assistindo, desligue esses aparelhos;
– Não durma com a televisão ligada.
Ar-condicionado e aquecedor de ambiente
– Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho e características do ambiente em que será utilizado;
– Na instalação, procure proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação);
– Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas do ambiente fechadas.
– Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado;
– Limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente.
Celular
– Após uso, sempre desplugue o carregador de celular da tomada;
– E nunca deixe o celular carregando quando já atingiu a plena carga (100%).
(R7)