Quatro mortes relacionadas à chuva foram confirmadas pela Defesa Civil nesta segunda-feira (4). Pela manhã, foram confirmados os primeiros dois casos. Um registrado em Mato Castelhano e o outro em Passo Fundo, na região Norte do Estado.
Em Mato Castelhano, uma das vítimas tentou atravessar um ponto alagado com uma caminhonete, quando o veículo caiu no rio e foi arrastado.
Conforme a Rádio Uirapuru, dois jovens estavam na caminhonete, mas um deles conseguiu sair da água.
O corpo do homem, de 41 anos, foi encontrado por volta das 10 horas pelo Corpo de Bombeiros.
A outra vítima, de Passo Fundo, trata-se de um homem não identificado que sofreu choque elétrico no bairro Cruzeiro, proximidades da Rua Parobé.
Passo Fundo
Após tempestade com granizo, cerca de 20 residências tiveram o telhado atingido. Defesa Civil Municipal faz levantamento, desentupimento de bocas de lobo, desobstrução de três árvores caídas, sinalização das vias em mais de 12 pontos de alagamento, auxílio em algumas residências, retirada de detritos em algumas ruas no Centro por motivos de obras na via, contando com o auxílio da Força Voluntária de Passo Fundo.
Santo Expedito do Sul
Reportou pontos de alagamento na área urbana e quedas de árvores na área rural.
Lajeado do Bugre
Reportou tempestade com granizo que danificou cerca de 20 residências. Defesa Civil municipal ainda no atendimento e levantamento dos danos.
Sarandi
Reportou tempestade com granizo que danificou cerca de 40 residências. Defesa Civil municipal ainda no atendimento e levantamento dos danos.
Boa Vista das Missões
Reportou tempestade com granizo que danificou cinco residências. Defesa Civil municipal ainda no atendimento e levantamento dos danos. Na região da Serra, diversos municípios reportaram chuvas intensas
Ibiraiaras
Cerca de 30 residências tiveram danos devido aos fortes ventos ocorrido nesta madrugada, danos por conta do vento e queda de árvores. Devido ao alto volume das chuvas, houve o alagamento de cerca de 6 residências na área central.
São Jorge
Cerca de 30 residências tiveram danos em seu interior devido ao alto volume das chuvas, ocasionado pelo alagamento de várias ruas da cidade. Por causa do alto volume das chuvas e do alagamento de várias ruas, a COMPDEC municipal realizou o auxílio das pessoas e está fazendo o levantamento de todo o município.
Bento Gonçalves
Alagamentos sendo atendidos pelos Bombeiros e Defesa Civil municipal.
Caxias do Sul
Alagamentos e quedas de algumas árvores.
Santa Maria
Trânsito interrompido em diversos pontos da área urbana e rural, casas e muros danificados, queda de árvore, alagamento e rede pluvial em colapso. Até o momento 18 ocorrências de alagamento; 2 colapsos em edificações (muros); 1 Unidade Habitacional parcialmente destruída por queda de árvore.
Marau
A Defesa Civil municipal reportou que o nível de rios da cidade está subindo, trazendo transtornos associados.
Nova Bassano
Cerca de 35 residências tiveram danos em seu interior devido ao alto volume das chuvas, ocasionado pela inundação do Rio Sabiá, alagamento de várias ruas da cidade. A COMPDEC municipal realizou o auxílio das pessoas e está fazendo o levantamento de todo o município.
Desalojados: 90
Casca
Vários pontos da cidade com ruas interditadas pelo alagamento. Um veículo foi arrastado pela chuva. Cerca de 10 casas alagadas, as famílias foram socorridas, Defesa civil e CRAS prestam apoio no local. Estradas vicinais do interior do município em vários pontos interditadas.
Nova Araça
Devido ao alto volume das chuvas houve o alagamento de várias ruas, danos na via pública, bueiros e pontes interditadas. A COMPDEC municipal está realizando o levantamento dos danos. Não há relato de desalojados ou desabrigados.
Campestre da Serra
Devido ao alto volume das chuvas houve danos em várias estradas do município, várias ruas, bueiros e pontes interditadas. A COMPDEC municipal está realizando o levantamento dos danos. Não há relato de desalojados ou desabrigados.
André da Rocha
Devido ao alto volume das chuvas houve a inundação do riacho Chimarão, atingindo 6 residencias, interdição da ponte do Rio Turvo.
Protasio Alves
Devido ao alto volume das chuvas houve a inundação do Rio da Prata e do Rio Turvo, atingindo 3 residências, estradas do interior interrompidas, queda de barreiras. A COMPDEC municipal está realizando o levantamento dos danos, 3 famílias estão sendo retiradas das residências.
09 pessoas desalojadas
Carlos Barbosa
Devido ao alto volume das chuvas, houve a interdição da estrada Santa Clara, devido à subida do Rio Paraguaçu. COMPDEC municipal está realizando o levantamento dos danos.
Fonte Jornal NH