Os veículos de tração animal estão proibidos em Canoas. Na tarde de quinta-feira (3), a Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), realizou a apreensão de um cavalo e de uma carroça na Avenida Farroupilha.
A secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba, lembra que novembro é o último mês para que os recicladores que ainda possuem veículos de tração animal participem do programa Canoas do Bem, trocando as carroças e cavalos por triciclos de reciclagem, R$ 300 mensais de ajuda financeira, vale transporte de R$ 96, cesta básica e cursos de capacitação
“Queremos que todos participem do programa e evitem situações como as de hoje. Todos podem receber os benefícios e fazer esta transição de forma tranquila, sem a necessidade de apreensões. Mas faremos com que a lei seja respeitada em Canoas contra os maus-tratos”, destacou.
Os dois condutores eram adolescentes de 16 e 17 anos de idade e foram encaminhados para o Conselho Tutelar do Município para os devidos encaminhamentos.
Mais de 70% das carroças já foram retiradas das ruas de Canoas
Ao todo, o Canoas do Bem beneficiou um total de 93 famílias, retirando 93 cavalos e carroças das ruas da cidade. Este número representa 71,5% do total de veículos de tração animal que existiam no município – 130, segundo levantamento atualizado da Sebea.
“Não são apenas benefícios financeiros, mas sim uma nova alternativa de renda e trabalho aos participantes, através dos cursos de capacitação oferecidos”, afirma a secretária da pasta, Cristiane Amabile Fagundes.
Fonte Diario de Canoas