Cavalgada homenageia São Jorge na zona sul de Porto Alegre

Cavalgada homenageia São Jorge na zona sul de Porto Alegre

A tradicional Cavalgada de São Jorge, em sua 29ª edição, começou às 10h deste domingo (23), partindo do centro do Bairro Belém Novo, no extremo sul da Capital, mas desde cedo da manhã já era possível ver cavaleiros por ruas e avenidas da região rumo à concentração.

 

São Jorge é o orixá Ogum nas religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé.  Ainda no começo do percurso, Maria Santos, conhecida como mestre Tala, foi aplaudida por moradores que se aglomeravam nas calçadas para ver a passagem do grupo. A organização do evento é do Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda – Tala.

 

— São Jorge representa magia, força e domínio das forças do mal. O cavalo representa o bem, um animal bonito e elegante, e São Jorge venceu o dragão sobre um cavalo. São Jorge é um espírito guerreiro que está presente em todos os caminhos do mundo. Representa a paz, a natureza e a bravura — destacou Tala.

 

O evento tem participação de integrantes do movimento tradicionalista e da Brigada Militar, entre outros. O comando do 21º Batalhão de Polícia Militar fez questão de estar no local e integrar a cavalgada.

 

—  A Brigada Militar está presente como catalisador e também como garantia da segurança aos envolvidos — c0mentou o major Fabiano Henrique Dorneles.

 

Adriana Irion / Agencia RBS
Armando participa da festa há mais de três décadasAdriana Irion / Agencia RBS

 

Outro personagem que não podia faltar é Armando Fraga da Rocha, 76 anos, que há mais de três décadas integra o evento:

 

— Sou do tempo que a cavalgada ainda era à noite, o que prejudicava a participação das pessoas. Já no primeiro ano que foi de dia, tivemos 322 cavaleiros. Hoje, são mais de 3 mil. O que me motiva é a crença e fé em São Jorge.

 

Também representando a origem da comemoração, quando apenas dois ou três cavaleiros participavam, estava conduzindo o grupo João Diógenes Meira, vestido como São Jorge.

 

Ao chegar no Castelo de São Jorge, o que deve ocorrer entre meio-dia e começo da tarde, os participantes poderão assistir à palestra da mestre Tala. Ao longo da tarde, prosseguem as homenagens, com bençãos, passes e orientação espiritual.

 

A cavalgada, que já faz parte do calendário oficial de Porto Alegre, foi acompanhada por motociclistas da BM, além de agentes da EPTC.

 

Fonte GZH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos