Caso Tintim reforça campanha sobre a adoção de animais

Caso Tintim reforça campanha sobre a adoção de animais

Em entrevista coletiva, prefeitura de São Leopoldo atualizou a comunidade e a imprensa sobre o processo de adoção do cão

A guarda de Tintim, cão com deficiência nas patas dianteiras abandonado duas vezes no dia 2 de janeiro, segue com a prefeitura de São Leopoldo até que a Justiça determine seu futuro. Como a situação rendeu desdobramentos e está sendo investigada pela Polícia Civil, o trabalho da prefeitura, através da Secretaria de Proteção Animal (Sempa), é de cuidar da saúde do animal, realizar relatórios sobre o abandono, sobre os tratamentos recomendados e quais critérios os adotantes devem seguir para obter a guarda, tudo seguindo recomendações de veterinários.

Na última semana, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o titular da Sempa, Anderson Ribeiro, anunciaram o fim das entrevistas para a adoção de Tintim. A lista de sugestão de quais candidatos se encaixam melhor nos critérios será encaminhada à Justiça, que determinará o futuro de Tintim. Aproveitando a repercussão, a prefeitura lançou uma campanha de conscientização.

Campanha

O abandono do Tintim gerou uma grande repercussão, virando notícia nacional. O cãozinho comoveu o País e até atrizes globais comentaram o caso e quiseram entrar na fila para adoção, como foi o caso de Tatá Werneck. Pensando em utilizar esse triste episódio a favor dos mais de 300 animais no Canil Municipal e nos 6 mil abandonados na cidade, a prefeitura criou a Campanha #somos6milTintins. “Queremos que a comoção se reverta em adoções e conscientização. Inclusive já vimos o abandono reduzir nesse verão, muito porque mostramos que o abandono não ficará mais impune. Queremos que a vida do Tintim simbolize a vitória dos animais que estão à espera de um lar, principalmente os com deficiência, que possuem ainda mais dificuldade em ter um lar. Vamos buscar o Tintim que está na nossa rua”, falou o secretário.

Cães deficientes são foco da campanha

Atualmente a Sempa tem 40 cães com algum tipo de deficiência e a campanha visa colaborar com o difícil processo de adoção.

Adoções ocorreram na Sempa desde 2017. E 20 após o caso Tintim.

Caso Tintim segue procedimento comum

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vannazi, reforçou a importância de ter uma estrutura como a Sempa. “Somos a única secretaria com esse viés no Estado. Isso possibilitou o acolhimento, os exames médicos, a alimentação e a investigação sobre o abandono do Tintim. Realizamos uma consulta com veterinário ortopedista voluntário e encaminhamos para a Justiça as recomendações para o adotante. Todos os procedimentos usados nesse caso são feitos para as adoções, visando a segurança do animal.”

Fonte Jornal NH

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos