Na noite dessa segunda-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou um casal de idosos que se perdeu atravessando a Serra da Rocinha, na divisa com Santa Catarina, próximo à BR 285.
Acionada por uma filha do casal por volta das 21h, uma equipe PRF se deslocou de Vacaria em direção à Serra da Rocinha, provável rota dos viajantes, a 150 quilômetros dali.
A Serra da Rocinha, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é leito de obras na BR 285, que vai possibilitar cruzar todo o continente, do Atlântico ao Pacífico. Embora em estágio final, as obras ainda demandam restrições de circulação no local, vetando completamente a utilização do trecho em período noturno.
O casal de idosos partiu de Chapecó em direção a Turvo, no litoral catarinense. Não atentando para as restrições de circulação naquele trecho da via, os dois acabaram se afastando da rodovia e adentrando uma vicinal, não pavimentada e em situação dificultada pelas chuvas na região. Em meio à neblina e à escuridão, o casal se utilizou de um telefone celular, pelo qual conseguiram contatar uma filha e compartilhar sua localização do GPS.
Por volta das 23h, com base na informação passada, a PRF conseguiu localizar os idosos em uma área rural, sem iluminação ou qualquer estrutura que pudesse acolher o casal. Em terreno de difícil locomoção, agravada pela proximidade a escarpas e barrancos, os policiais tiveram de remover os idosos individualmente.
Emocionalmente abalados, os dois foram transportados pela PRF até um hotel em São José dos Ausentes, onde foram deixados por volta da meia-noite.
Após o resgate, a PRF recebeu nas redes sociais uma mensagem da filha do casal agradecendo a ação.