Um Corsa com placas de Bento Gonçalves, que consta no sistema da polícia como roubado desde 2009, além de outras três carcaças ainda não identificadas pela polícia, foram removidos da Barragem Burati, em Farroupilha, nesta quarta-feira (24).
De acordo com a Brigada Militar (BM), os veículos puderam ser avistados devido ao baixo nível de água apresentado no local por conta da estiagem. Ainda segundo a BM, o abandono de veículos furtados ou roubados é comum no local, que fica no bairro Rio Burati.
A remoção foi feita com uma retroescavadeira e, no final do dia, as carcaças foram entregues à Delegacia de Polícia de Farroupilha, que ainda investiga a procedência dos três veículos não identificados. Os carros estão muito deteriorados devido ao desgaste causado pela água.
Estiagem afeta o Estado
Desde novembro de 2019, a Serra vem sofrendo as consequências da estiagem. Na avaliação do setor agrário, esta é a pior seca no Estado, pelo menos das três últimas décadas. A escassez de chuva já afeta 70% dos municípios gaúchos e mais de 300 sinalizaram situação de emergência devido à seca, entre eles Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi.
Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível dos rios no Rio Grande do Sul, em alguns locais, pode chegar a ser o pior em 80 anos. Em Caxias do Sul, conforme monitoramento do CPRM, o rio Caí, na localidade de Nova Palmira, teve a menor cota em 77 anos (-0,16 metros).
Texto por Milena Schäfer
Fonte: Jornal Pioneiro / Caxias do Sul