Medida foi adotada após processo administrativo disciplinar encerrado no sábado.
Após processo administrativo disciplinar, a empresa de ônibus Carris vai desligar, nesta terça-feira (23), 29 funcionários contratados sem a realização de concurso público. Os profissionais foram admitidos na estatal de Porto Alegre entre março de 1991 e abril de 1992 — portanto, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que determinou a obrigatoriedade de processo seletivo.
Segundo a Carris, o Departamento de Recursos Humanos realizou análise nos registros internos e encontrou 31 servidores sem nota de aprovação no concurso público, em maio deste ano — dois já pediram o desligamento.
Os 31 trabalhadores são remanescentes de dois apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entre 1991 e 1993 que identificaram 1.178 servidores sem concurso, mas desligaram 1.147 pessoas.
O processo interno foi aberto em maio deste ano e encerrado no sábado (20), com o fim dos prazos de recursos e apresentação de documentação. A situação está sendo acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e foi informada ao sindicato dos rodoviários.
A Carris diz que está alinhando uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para realocar os profissionais no mercado.
Fonte:Gaúchazh.