A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começa nesta segunda-feira (5) e segue até dia 30 de outubro em todos os municípios brasileiros.
O secretário de Saúde reforça a importância de pais e responsáveis levarem suas crianças e adolescentes para se vacinar, em especial porque a campanha nacional deveria ter ocorrido em agosto e foi adiada em razão da pandemia de coronavírus.
“Todas as vacinas são importantes, mas especialmente a gotinha contra a paralisia para crianças menores de 5 anos”, acrescenta.
O grupo alvo desta campanha são crianças de zero a menores de 5 anos de idade, que deverão ser vacinadas contra a poliomielite. A meta mínima é vacinar 95% deste grupo. O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Multivacinação
Já a multivacinação busca atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) em relação à febre amarela, difteria e tétano, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), HPV e meningite.
Entre as orientações estão a de evitar aglomerações, limitar o número de familiares que acompanham a pessoa a ser vacinada em um acompanhante adulto, separar ambientes de vacinação daqueles destinados a pacientes com suspeita de coronavírus, entre outras ações.
Fonte GBC