Um turista brasileiro morreu após ser atingido por um bloco de gelo em uma caverna na região de Ushuaia, na Argentina, na quarta-feira, 2. O acidente aconteceu em uma área com acesso proibido, chamada “Cueva de Jimbo”, que fica dentro do parque nacional da Terra do Fogo.
Vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o grupo entra na caverna, e o bloco de gelo se desprende do teto, atingindo o turista. Rapidamente, as outras pessoas saem correndo do local.
Um grupo de resgate que atua na região alertou pelas redes sociais que o acesso à caverna é proibido devido ao risco de queda de gelo, e que a situação é indicada em um painel próximo à entrada.
O relato da Comissão de Auxílio Ushuaia revela que o resgate do corpo do turista brasileiro levou mais de 10 horas e precisou de 40 brigadistas. O caso aconteceu por volta das 16 horas no horário local, quando a comissão foi alertada de que uma pessoa havia sofrido um grave traumatismo craniano, e estava em uma situação muito delicada.
A brigada chegou no local por volta das 19h30, e a vítima já estava sem vida. Foi iniciado o protocolo para retirar o corpo e descê-lo para a base. A evacuação contou com 15 viaturas e 40 pessoas de diferentes instituições, que deram apoio também aos acompanhantes da vítima e aos outros turistas.
Por volta das 2h30 da madrugada desta quinta-feira, 3, a vítima, os acompanhantes e brigadistas chegaram à base de operações, e o resgate foi finalizado.
Fonte Terra