Já imaginou sentir uma dor nas costas, fazer um exame de imagem para investigar melhor a causa, e descobrir que possui um rim extra?
Foi o que aconteceu com um paciente em São Paulo. O caso foi reportado pelos médicos José O. Medina-Pestana e Renato D. Foresto, do Hospital do Rim e publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.
O paciente foi submetido a uma tomografia computadorizada, que localizou o rim esquerdo com aparência normal, localizado na região considerada comum. Já o outro rim era duplicado e estava centralizado mais próximo da pelvis do paciente, um pouco acima da entrada da bexiga. No entanto, ele se conectava normalmente com a bexiga no lado direito dela.
O rim extra não era a causa das dores, o paciente tinha uma hérnia de disco na lombar, entre as vértebras L4 e L5. No entanto, os médicos ficaram preocupados e decidiram testar a função renal do paciente, que estava normal.
O rim esquerdo duplicado provavelmente foi resultado de uma divisão celular prematura. Normalmente pessoas com rim extranumerário são assimtomáticas, como esse paciente, e é comum que a condição só seja descoberta quando um exame de imagem é feito por algum outro motivo.
Essa descoberta inesperada e sem sintomas pode acontecer com outros órgãos extra numerários, como um baço acessório, por exemplo. Os autores do livro “Fundamentos de Anatomia Clínica” estimam que 10% da população tenha o baço duplicado.
Via Uol