Um menino de apenas três meses foi internado no Hospital Evangélico, em Curitiba, após ter o pé queimado durante um atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A criança deu entrada na UPA com bronquiolite, mas saiu com uma enorme bolha de queimadura.
De acordo com a mãe da criança, Micaeli Tais do Ramos, a equipe médica estava fazendo um procedimento para conseguir encontrar uma veia da criança para inserir um medicamento, mas acabaram queimando o pé do pequeno Theo.
“Tinha quatro enfermeiras em cima dele para conseguir achar uma veia e uma delas falou que queria aquecer o pé dele, porque achou que o pé dele estava muito gelado. Pegaram um plástico daqueles de soro, aqueceram no micro-ondas e trouxe.
E eles colocaram aquele plástico direto no pé dele, aí passaram uma faixa ainda por cima para segurar o pé dele e o plástico”, contou a mãe.
Micaeli afirmou que, após perceber a queimadura, voltou para a UPA. Na unidade, a equipe teria dito que a queimadura era superficial, receitou um remédio para dor e liberou a criança.
A mãe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que levou o bebê para o Hospital Evangélico. O pequeno teve que passar por uma raspagem e segue internado.
O pai do bebê, João Carlos de Moura Júnior, disse que vai fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil contra a UPA. “Mostrar para todo mundo, não é só eu que sou pai de família […], aconteceu comigo, pode acontecer com todos, para não deixar impune”.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais argumentou que, ao tomar conhecimento do caso, tomou as medidas urgentes e enviou uma equipe médica para a casa dos pais para providenciar o encaminhamento para o Hospital Evangélico.
A nota ainda informou que a situação está sendo apurada para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.
Fonte: RIC Mais