A barata é conhecida por despertar o pavor na maioria das pessoas, e quando ela tem asa o negócio fica realmente muito pior. Agora imagine se ela for gigante! Sim, existe barata gigante, e ela foi encontrada nas profundezas do oceano por cientistas da Indonésia.
A nova criatura pertence ao gênero Bathynomus, que são isópodes gigantes (grandes criaturas com corpos achatados e duros, da família dos tatuzinhos-de-jardim) e vivem em águas profundas. Ela foi encontrada no Estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra, bem como no Oceano Índico, em profundidades de 957 m e 1.259 m abaixo do nível do mar.
Quando adultas, as criaturas medem em média 33 cm e são consideradas “super gigantes” em tamanho. Outras espécies de Bathynomus podem atingir 50 cm da cabeça à cauda. Segundo os pesquisadores, ela se alimenta de carne de animais mortos que caem no fundo do mar
“Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição no gênero Bathynomus”, disse a pesquisadora Conni Margaretha Sidabalok, do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI).
Existem apenas sete espécies conhecidas de isópodes super gigantes no mundo.
Foto: LIPI
Foto: LIPI
É a primeira vez que uma Bathynomus foi encontrada no fundo do mar na Indonésia — uma área em que pesquisas semelhantes são escassas, segundo informou a equipe na revista ZooKeys.
Cahyo Rahmadi, chefe de zoologia da LIPI, disse que a descoberta é uma indicação de “como o grande potencial de biodiversidade da Indonésia ainda não foi revelado”.
Fonte: Portal R7