Com o feriadão de Páscoa, a população portoalegrense deverá ficar atenta às mudanças de horários do funcionamento de serviços públicos e privados. Os bancos vão fechar depois de quinta-feira e o Judiciário funcionará em regime de plantão. No comércio, a abertura de lojas e os horários devem variar.
O comércio de Porto Alegre, conforme o Sindilojas, poderá funcionar com colaboradores tanto na Sexta-Feira Santa como no Dia de Tiradentes, 21 de abril. As lojas devem observar a convenção coletiva de trabalho do setor, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). Esta quinta-feira e sábado são considerados dias normais de trabalho.
Nos supermercados, o funcionamento segue uma função sindical. Em Porto Alegre, a expectativa é de que as lojas sejam abertas ao público durante todos os dias do feriadão. Na Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa, no entanto, os horários especiais ficam a critério de cada empresa. Já o Mercado Público, de acordo com a prefeitura, só não irá funcionar no domingo. Depois de uma semana com horário estendido, o estabelecimento abrirá na Sexta-feira Santa das 7h30min às 13h30min. No sábado, receberá o público das 7h30min às 18h30min.
Os bancos, conforme a Febrabran, estarão fechados nesta sexta-feira e retornam na segunda-feira. Os serviços de caixa eletrônico seguem disponíveis. Já as lotéricas, conforme o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado (Sincoergs), fecham nesta Sexta-Feira Santa e retornam no sábado.
O Tribunal de Justiça (TJRS) e os foros da Capital e do Interior, assim como o Ministério Público Estadual funcionarão nesta quinta-feira e na sexta, com horário de plantão. Na Defensoria Pública do Estado (DPE), o plantão de atendimentos será no Palácio da Polícia, no Serviço de Plantão do Foro Central (Prédio I) e no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), assim como na Defensoria Regional de Santa Maria.
Saúde
Os pronto-atendimentos e hospitais do município – HPS e Materno Infantil Presidente Vargas – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. Na sexta-feira, as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas, retomando normalmente o atendimento a partir das 7h de segunda-feira. O Samu pode ser acionado pelo telefone 192, ininterruptamente. Nesta quinta-feira, o expediente nas repartições públicas estaduais é matutino, com as atividades se encerrando às 12h.
Fonte Correio do Povo