O peixe-pênis, também conhecido como verme gordo, vive enterrado no fundo do mar ou na zona entre-marés
Milhares de peixes-pênis fizeram desaparecer a areia da praia de Drakes Beach, no litoral da Califórnia (EUA), na semana passada.
O estranho fenômeno foi provocado por uma tempestade que atingiu a região, provocando uma forte ressaca que carregou toneladas de areia para dentro do mar, expondo os vermes marinhos com formato fálico.
O peixe-pênis, também conhecido como verme gordo, vive enterrado no fundo do mar ou na zona entre-marés, a faixa de areia que é exposta apenas durante a maré baixa.
Este verme grande e de forma curiosa ocorre nas praias da costa nos dois lados do Pacífico. Ele pode medir entre 10 e 30 centímetros e cava túneis em forma de U, alimentando-se de detritos que se acumulam na areia.
Na costa asiática do Pacífico, o peixe-pênis é comida.
Na Coreia do Sul, onde é chamado de gaebul, é comido cru, temperado com sal, óleo de gergelim e o tradicional molho picante gochujang.
Já na China, o verme é frito com legumes. Ele também é usado seco e em pó para intensifcar o umami — o “sabor agradável” que é um dos cinco gostos básicos do paladar humano ao lado do ácido, doce, amargo e salgado.
(R7)