Graças à mobilização nas redes sociais, o animal recebeu atendimento médico, abrigo e até um novo nome
A história de abandono de um cavalo causou grande comoção na comunidade sapucaiense no último fim de semana. Graças ao engajamento da comunidade, o cavalo, que atendia pelo nome de Zaino, recebeu atendimento médico e está sendo mantido na residência do casal Deise e Ricardo Gambim, que o rebatizaram com o nome de Frederico.
Durante mais de 10 horas, Frederico agonizou no terreno baldio onde foi encontrado pela vendedora Aline Baez. Moradora do Loteamento Bela Vista, em Sapucaia do Sul, Aline conta que foi informada sobre um cavalo que estava caído dentro de uma vala em um terreno baldio na Rua Cerro Alto e foi até o local verificar por volta de 10h30. “Logo que cheguei, já liguei para a Brigada, que me orientou a chamar os Bombeiros. Eles retiraram o bichinho da vala mas ele estava muito fraco e não conseguia andar”, conta Aline.
Simone Decol, ativista na defesa dos animais, também engajou-se no mutirão para ajudar Frederico. “Ficamos até as 21 horas lá, até que ele pudesse caminhar”, lembra. Integrante de um movimento municipal pelos direitos dos animais, Simone frisa que há três anos vêm cobrando do poder público a extinção das carroças no município.
Frederico poderá ser adotado
Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente, Adriano Mazzuchello, a Brigada Militar lavrou o boletim de ocorrência contra a responsável por abandonar o animal. No sábado, os moradores fizeram uma vaquinha para pagar um veterinário. Na manhã de segunda-feira, uma equipe da secretaria visitou Frederico e prestou atendimento médico. “Aplicamos medicações e estabilizamos ele. Após a recuperação, vamos encaminhá-lo para adoção”, explica.
Confira o depoimento dos voluntários
Fonte Jornal NH