
O ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, após disparar uma arma cenográfica no site do filme Rust. O tiro também atingiu o diretor do filme, Joel Rust, de 48, que foi levado ao hospital mas já teve alta. A informação foi confirmada pela polícia do condado de Santa Fé, no estado do Novo México, onde fica o set de filmagens.
Segundo a polícia, o disparo ocorrido durante as filmagens de uma cena, mas não sabem se era durante um ensaio ou gravação. Eles agora investigam como uma munição real foi usada. A produção do filme está parada e testemunhas estão sendo interrogadas. O ator ficou transtornado e foi visto por um jornal local chorando enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia.
Acidentes como esses são raros em set de filmagens e o uso de armas de fogo durante gravações é sujeito a rigorosos padrões de segurança nos Estados Unidos. Vários tipos de armas cenográficas podem ser usados, até de plástico.
Embora ainda sob investigação da polícia, uma arma utilizada por Baldwin deveria estar carregada com uma munição chamada blanks. Esse tipo de equipamento é bastante convivente porque, basicamente, usa munições reais modificadas, ou seja, em uma cápsula contendo pólvora, a bala é substituída por materiais como algodão e papel.
O efeito é de tiro de verdade, com estrondo, recuo, explosão e a combustão da pólvora. Foi exatamente uma troca de munição em branco por uma de verdade que matou o filho de Bruce Lee, Brandon Lee, em 1993, no set do filme O Corvo.
O filme Rust é estrelado e produzido por Baldwin. A história é ambientada no velho oeste, em 1880 e tem no elenco os atores Jensen Ackles e Travis Fimmel. No enredo, o ator interpreta um personagem fora da lei, avô de um menino de 13 anos, condenado por um assassato acidental.
A diretora de fotografia Halyna Hutchins nasceu na Ucrânia e cresce em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico. Anos depois, mudou-se para Los Angeles para estudar cinema. Como diretora de fotografia, estudou nos filmes Archenemy (2020), Blindfire (2020) e The Mad Hatter (2021).