Maria Viana da Silva, de 58 anos, a agricultora que saiu da zona rural de Rodrigues para tentar atendimento na cidade vizinha de Cruzeiro do Sul no Acre, se desesperou em não conseguir atendimento. Ela saiu da agência desesperada, com filha de 13 anos no colo. Já é a segunda vez que Maria tentava resolver o problema do benefício suspenso desde abril, ela tem uma filha adolescente com paralisia cerebral e está.
Apenas uma agência do INSS no Estado do Acre, que fica na capital Rio Branco, retomou os atendimentos presenciais.
Maria viajou cerca de 60 quilômetros e gastou R$ 300 de táxi para chegar até Cruzeiro Sul. A agricultora mora na Comunidade Agrovila Muju, mas apenas uma agência no estado inteiro estava atendendo, ao saber dessa informação, Maria não se conteve e chorou.
“Fico sofrendo de viagem com minha filha, carrego ela nos braços, ela não fala, não escuta. Estou lutando pelo direito da minha filha. Falaram que tem que fazer a perícia presencial, se eu pudesse resolver sozinha, mas tenho que trazê-la. Não é fácil para uma mãe lutar, quando fica sem remédio ela não dorme. Fico à noite acordada com ela. Somos pobres, mas não somos cachorros”, chorando muito, Maria se desesperou.
“Falam que está em análise, em análise, e não consigo revolver. Ela toma remédio controlado, compro duas caixas de remédio que custam R$ 100 as duas, estou me valendo do meu benefício para tudo para ela, desde a fralda descartável. Paguei táxi para trazê-la para cá, veio sofrendo bastante porque vivo doente da minha coluna, não aguento mais lutar, tenho problema de pulmão também”, relata Maria chorando desesperadamente .
Maria também afirmou que fez o agendamento prévio com ajuda do Sindicato dos Produtores Rurais de Rodrigues Alves, foi agendado para esta segunda-feira mas porém, Maria não conseguiu não confirmar se o agendamento estava realmente feito porque a agência de Cruzeiro do Sul estava sem energia elétrica.
No Estado do Acre, apenas a agência do INSS na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Rio Branco, voltou os atendimentos presenciais a partir de segunda-feira (14), das 8h às 13h, com agendamento e restrições com atendimentos apenas segurados com agendamentos.
No retorno já de quase seis meses, o INSS disponibiliza somente os seguintes atendimentos:
- Serviços de perícia médica;
- Avaliação social;
- Cumprimento de exigência;
- Justificação administrativa;
- Reabilitação profissional.
Então o gerente da agência, Fernando Júnior, explicou que ainda não há uma previsão para a agência voltar a atender.
“Estamos aguardando que a agência seja adaptada para o retorno das atividades. Como foi comunicado pela presidência, esse retorno vai ser gradual e conforme as agências são adaptadas. Ainda não temos uma previsão certa para os retornos, mas o que podemos avisar é que conforme a agência for reabrindo alguns serviços vão ser feitos”, relatou Fernando.
Ainda sobre o caso de Maria, Fernando diz que não tinha conhecimento da situação, mas lamentou que a segurada não foi atendida.
“Não estamos sabendo de nenhum caso especifico, mas a pessoa foi indicada pelo sindicado e não temos como confirmar sem a data. Mas, lamentamos o deslocamento, sabemos que em nossa região esse deslocamento é muito difícil, mas também estamos de mãos atadas”, disse Fernando.
Curta Hora Da Notícia RS no Facebook