Desde o início da pandemia, o que todo o mundo quer saber é quando estaremos livres do coronavírus, e segundo Anthony Fauci, conhecido imunologista norte-americano, é preciso que entre 70% a 85% da população do globo seja vacinada para que isso aconteça .
Mas quando atingir esse número? Para tentar trazer uma estimativa de anos, a Bloomberg criou a maior base de dados com informações sobre as vacinas ao redor do mundo, o Vaccine Tracker, que já conta com registros de mais de 119 milhões de doses administradas.
A ferramenta foca em 75% de cobertura mundial de pessoas vacinadas, considerando as vacinas de duas doses, e o não é nada satisfatório: deve levar, ao menos, sete anos para que o mundo volte ao normal. A Bloomberg, no entanto, deixa claro que os cálculos são voláteis e que os números podem ser alterados conforma o andamento das vacinações, seja com interrupções ou com progresso acelerado.
Atualmente, de forma global, cerca de 4,54 milhões de doses de imunizantes contra COVID-19 foram administradas. Os países que mais imunizaram, até o fechamento desta nota, são os Estados Unidos, China, União Europeia, Reino Unido, Israel, Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil. Por aqui, mais de 3,22 milhões de pessoas já recebeu uma vacina.
A calculadora, disponível neste link , foca nos dados dos Estados Unidos, trazendo informações mais práticas sobre o país, mas há uma opção de selecionar os países desejados para conferir os gráficos. Vale acompanhar a página para verificar se o prazo de sete anos será estendido ou encurtado com o passar do tempo. Por aqui, você pode conferir como atualizações de pessoas já foram vacinadas na ferramenta brasileira COVID-19 no Brasil.