Contrariando cientistas, médicos e a própria lei, uma médica de Ribeirão Preto (SP) usou o Instagram para fazer propaganda de um “soro da imunidade”, que vende em seu consultório, contra o novo coronavírus (SARS-CoV2).
Isabella Abdalla tem uma clínica de nutrologia e longevidade. Ela chegou a gravar um vídeo de gestantes tomando o “soro”, em que fala que “todo mundo vai ficar imune do corona”.
Na propaganda, Isabella diz que o “soro” é composto de “alta dose de vitamina C, outras vitaminas e antioxidantes”.
Não existe qualquer estudo que indique que o coquetel oferecido por Isabella tenha efeito de proteger contra o coronavírus.
A resolução 1.974 do Conselho Federal de Medicina proíbe médicos de “fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica”.
O Ministério da Saúde reforçou na semana passada que todos os profissionais que fizerem propagandas prometendo prevenção ou cura do coronavírus serão processados.
Após a repercussão, a médica bloqueou suas redes sociais. O R7 não conseguiu contato com ela neste domingo (15).
A reportagem também aguarda um posicionamento do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) sobre a conduta da profissional. A médica corre o risco de ser processada e até de ter o registro cassado
SORO DA IMUNIDADE, nojo disso. Espero que isso viralize até chegar no Conselho de Medicina e os obrigue a tomar alguma atitude.
Fonte: Porto Alegre 24 horas