Saúde
Os prontos-atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. As unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana. Portanto, estarão fechadas de sábado a terça-feira. O serviço será retomado na quarta, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço.
Judiciário
Na segunda e terça, o Judiciário Estadual manterá plantão para atendimento das medidas de urgência. Para informações sobre o serviço basta acessar a página Plantões. Já na quarta, o funcionamento ocorrerá a partir das 12 horas, em 1º e 2º Graus, conforme a Ordem de Serviço n° 004/2019-P.
Transporte
A Trensurb informou que os intervalos dos trens na segunda e terça de Carnaval seguirão a tabela de domingos e feriados. As viagens serão de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos, exceto os últimos trens da noite. Neste sábado e domingo, a tabela segue operação normal para cada dia.
A Prefeitura não divulgou a tabela que será utilizada pela EPTC durante o feriado. A loja do Tri, na rua Uruguai, e o setor de Atendimento ao Cidadão, na rua Erico Verissimo, não terão expediente externo de atendimento ao público na segunda e terça. Os serviços serão retomados na quarta, ao meio dia.
Supermercados e comércio
De acordo com a nova convenção coletiva da categoria, os supermercados não podem abrir na terça-feira de Carnaval. Nos outros dias o funcionamento é normal.
O Mercado Público terá expediente normal hoje e na segunda-feira, operando das 7h30 às 19h30. Na terça, o local não abrirá e na quarta o atendimento será retomado. A Ceasa também não vai abrir na terça. Nos demais dias o funcionamento será normal.
O comércio deve seguir a convenção coletiva de trabalho. O documento proíbe o uso de funcionários na data. As empresas que descumprirem a medida estão sujeitas à fiscalização e multa.
Os empresários que desejarem contar com funcionários na terça-feira de Carnaval devem ter realizado o acordo coletivo. As lojas que estiverem aptas a abrir na terça-feira de Carnaval poderão funcionar pelo período de 6 a 8 horas. Lojas em shopping ou centros comerciais deverão seguir o horário de funcionamento estabelecido em cada empreendimento. O Sindilojas salienta que neste sábado, domingo e segunda, o funcionamento é normal.
Curta Hora da Notícia RS