A Prefeitura de Porto Alegre quer cobrar um pedágio para entrar na cidade, os veículos com placas de fora de Porto Alegre vão pagar R$ 4,70 para ingressar na Capital. Carros de outros municípios da Região Metropolitana, seriam atingidos.
Segundo o Executivo da Capital, o “pedágio” vigoraria apenas em dias úteis e a cobrança seria automatizada: por meio de câmeras na entrada da cidade e a cobrança enviada para a residência dos motoristas, que se cadastrariam em um site. Veículos não cadastrados correriam o risco de ser multados e/ou apreendidos.
O projeto de lei, que já foi enviado para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, tem diversos itens que sugerem outras medidas para evitar o reajuste e até reduzir o valor da passagem do transporte coletivo municipal. Entre outras idéias, estão o aumento do imposto para quem se desloca com carros de aplicativo.
A ideia do pedágio, se inspirou em cidades como Santiago, Londres e Roma, embora essas metrópoles costumem cobrar apenas pelo acesso a algumas regiões, para coibir congestionamentos. Justificando o projeto, o maior exemplo é Nova York, que em 2021 passará a cobrar US$ 10 pelo acesso de carros a determinadas regiões e, com o dinheiro, financiará o sistema de metrô, que passa por crise financeira.
Os afetados não serão apenas os motoristas da região que trabalham em Porto Alegre e tem veículo emplacado e seu município de origem. Existem outros prejudicados, como motoboys, veículos de carga e carros de locadoras de veículos – que são emplacados em outras cidades e podem, eventualmente, ter de pagar a taxa caso saiam e entrem na cidade.
Curta Hora da Notícia RS