Eduardo Leite confirma que aulas voltam na próxima semana

Eduardo Leite confirma que aulas voltam na próxima semana

Em live realizada na tarde desta quarta-feira (14), o governador do Estado Eduardo Leite, afirmou que as aulas da rede pública estadual retornam no dia 20 de outubro, ou seja, na próxima semana.

Para a Secretaria Estadual da Saúde Arita Bergmann a educação é essencial e prioridade e que as aulas presenciais devem retornar com segurança. “Nós fizemos um plano de combate ao Coronavírus que deu certo. Agora, nós conseguimos verificar que os óbitos diminuíram nas últimas semanas”, coloca.

Ainda segundo a secretaria, o Estado aumentou em 112% o número de leitos nos hospitais gaúchos. “Nenhum cidadão deixou de ter um leito. Temos quase 700 leitos livres. Nenhum cuidado é pouco”, coloca.

Para o Secretário Estadual da Educação Faisal Karam, este é um momento muito importante e de muitos questionamentos. Segundo ele, o estado se preparou para o retorno das aulas presenciais, para isso forma realizadas diversas reuniões, estudos de EPIs. “Nenhuma decisão foi tomada de forma aleatória. Foram cinco meses de estudos de como e quando voltar (as aulas). Queremos voltar com toda segurança possível. Estamos voltando porque precisamos e não porque queremos”.

Para o retorno das aulas presenciais, o Estado justificou que estará assegurando o direito constitucional à aprendizagem, evitar o abandono e evasão da escola e vai garantir que atenção e assistência serão providas.

Segundo o Governador, R$ 270 milhões foram investidos para que haja todos os equipamentos de proteção necessários. Desse montante R$ 15,3 milhões foram em EPIs, sendo eles: 9,8 mil termômetros infravermelhos, 328 mil máscaras, 1,9 milhão de máscaras infanto-juvenil e 1,3 milhão de máscaras tamanho adulto. “Serão turmas reduzidas, haverá mudança na rotina e redução dos contatos”, afirma Eduardo Leite.

Na apresentação do Governador apresentou as seguintes informações:

– O retorno não é obrigatório para os alunos, porém, já os professores, que não são do grupo de risco, devem retornar as escolas, caso contrário terá a falta computada. Grupo de risco segue remoto.

– Alunos que possuem dificuldades com o ensino remoto tem prioridade no retorno. Os professores chamarão esses alunos.

– Alunos voltam para a escola apenas com a autorização dos pais.

– Se apresentar qualquer sintoma não deve ir à aula. Caso esteja na escola e apresente os sintomas deve procurar um professor imediatamente.

– Não está permitido partilhar materiais escolares ou lanches, assim como trocar apertos de mãos, abraços e beijos.

– As salas de aula serão ocupadas com apenas 50% dos alunos.

Outras regras apresentadas pelo Governador podem ser conferidas no site: www.Estado.rs.goc.br/voltaasaulas

No dia 20 de outubro retornam apenas os alunos do Ensino Médio e Técnico, o Ensino Fundamental – anos finais – retornam dia 28 e os anos iniciais no da 12 de novembro.

Fonte: Porto Alegre 24 horas

Posts Carousel

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos