🏳️‍🌈 Primeiro centro de referência para comunidade LGBTQIA+ de Porto Alegre inicia atendimentos

🏳️‍🌈 Primeiro centro de referência para comunidade LGBTQIA+ de Porto Alegre inicia atendimentos

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou os atendimentos no primeiro centro de referência voltado à comunidade LGBTQIA+ e vivendo com HIV/Aids de Porto Alegre.

O projeto parte de uma emenda parlamentar com recursos de R$ 700 mil da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL). Na UFRGS, o projeto é uma ação de extensão vinculada ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS) e ao Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (Nupsex), do Instituto de Psicologia.

Desde o final do mês de junho, o projeto oferece atendimento gratuito e auxílio social, jurídico e de saúde mental para a comunidade LGBTQIA+ e para pessoas vivendo com HIV/Aids. O serviço é realizado por profissionais e graduandos das áreas de serviço social, psicologia, direito e enfermagem.

Entre outras, as demandas atendidas são acerca da retificação do registro civil, acesso à carteira de nome social, acesso a serviços da rede socioassistencial, orientação sobre direitos, acolhimento de situações de violência, adesão a tratamento e escuta em saúde mental. O centro também viabiliza atividades de educação permanente e oficinas formativas para os serviços e equipe da rede socioassistencial, especialmente para instituições da assistência social, saúde, educação e do sistema de justiça.

Segundo a deputada, foram mais de R$ 3,2 milhões investidos em políticas LGBTQIA+ em seu mandato. Outras ações viabilizadas pela verba foram programas de incentivo a empregabilidade trans no estado e recursos para o ambulatório trans de Santa Maria. “Em um momento em que conservadores dominam o governo federal, o contraponto é necessário para garantir o respeito aos direitos humanos”, explica Fernanda.

O serviço funciona de segunda a sexta pela manhã (9h às 12h) e à tarde (13h às 17h) no primeiro andar da Rua Uruguai, 300. Nesses horários, há atendimento sem necessidade de agendamento, no modelo “portas abertas”. À noite, o centro atende entre 18h e 21h a partir de agendamentos, no Anexo I da UFRGS (Ramiro Barcelos, 2777, Sala 310).

Do Sul21

Posts Carousel

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos