Pessoas assustam e enxotam elefante-marinho

Pessoas assustam e enxotam elefante-marinho

Um elefante-marinho que há pelo menos cinco dias descansa na Praia do Coco, em Balneário Camboriú, tem sido alvo constante de importunação por pessoas irresponsáveis, que ultrapassam o isolamento e tentam chegar perto do animal.

Um vídeo publicado pelo site Camboriú Notícias mostram o momento em que três pessoas assustam e enxotam o elefante-marinho de volta para a água. Ele demonstra irritação com os nossos serviços.

As cenas foram gravadas no domingo (18), e mostra o desrespeito com o animal – um gigante dos mares. O fato, no entanto, não é isolado. A insistência de muitas pessoas em se aproximarem do animal levou a prefeitura a fechar a passarela do Pontal Norte, que dá acesso à Praia do Coco e a reforçar a fiscalização. Mas os curiosos continuam saltando uma barreira para chegar à praia.

– Nossa guarda e fiscalização estão atentos, só que as pessoas abusam – diz Maria Heloísa Lenzi, secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú.

A importunação do animal pode configurar o crime, previsto no Código Penal com pena de prisão e multa. Além disso, uma secretária alerta que a aproximação pode ser arriscada, já que se trata de um espécime que pesa cerca de uma tonelada:

– O animal é rápido e bruto, pode machucar seriamente uma pessoa – diz.

O elefante-marinho que descansa em Balneário Camboriú é acompanhado de perto pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Univali. Uma das hipóteses levantadas em relação ao animal é que se trata do mesmo espécime, jovem e saudável, que permaneceu na região durante alguns dias em 2020, nesta mesma época, e deu show nadando nas águas do Rio Marambaia.

A espécie está em período migratório, quando deixa as colônias no Litoral da Argentina em direção ao Norte. Os elefantes-marinhos costumam parar em praias e costões ao longo da rota, para relaxar e recuperar as energias.

Fonte NSCTOTAL

1 Comente

Posts Carousel

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

1 Comente

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos