DICAS DE SAÚDE: Banho quente ou frio, qual o melhor para nossa saúde!

DICAS DE SAÚDE: Banho quente ou frio, qual o melhor para nossa saúde!

Era o conselho das nossas avós, banho frio faz bem para a saúde e ajuda a despertar.

Mas não é bem assim. O mito que banho frio é melhor para a saúde caiu e pode inclusive fazer mal. A temperatura da água tem que ser ideal ao nosso corpo (que também tem calor) e de ao ambiente em que estamos. Banho frio e quente (morno), tem vantagens e desvantagens. Confira:

Banho muito quente, ardendo a pele (NÃO) – Exceto se a temperatura estiver muito baixa, negativa. A temperatura ideal da água gira em torno dos 37 graus. Compatível com a nossa temperatura corporal. Nem mais nem menos

Banho morno – É uma delícia, traz uma sensação reconfortante e ajuda a relaxar. Bom para os músculos, alivia as tensões. Dilata os vasos sanguíneos e leva mais oxigênio para o sangue. Abre os poros, regenera a pele. Bom para que sofre de rinite e sinusite

Banho frio – Aumenta a disposição, deixa o corpo em alerta. Bom para ‘’despertar’’ por causa do choque de temperatura com a do nosso organismo. Estimula radicais livres, deixa a pele mais viçosa e diminui a oleosidade do cabelo. Quem sofre de oleosidade na pele e no couro capilar pode reduzir a sebácea com água fria

Para amenizar a febre – As pessoas ainda têm dúvidas sobre qual a temperatura da água ideal serve para ‘’baixar’’ a febre. Nem quente , nem muito fria, morna. Água muito fria pode ser desconfortante para o doente, um ‘’choque’’ para o corpo. Febre é a temperatura corporal acima de 37,5 graus, é a resposta do organismo para algum agente invasor como o vírus da gripe, por exemplo. Se o paciente tiver frio, deve – se agasalhar, se não tiver , não há necessidade em se cobrir para ‘’suar e a febre sair’’. Podemos tomar antitérmicos comuns vendidos sem farmácias, mas se a febre não baixar, um médico deve ser consultado.

Dicas importantes: Antes do banho tome um copo com água (principalmente se for banho frio) isso ajuda a baixar a temperatura corporal e faz bem para á saúde. Ao acordar, espere ao menos uns 20 minutos antes de tomar um banho (principalmente se for frio). Quando estamos dormindo nosso corpo fica ‘’adormecido’’ ao despertar ele vai voltando ao ritmo normal e a temperatura corporal também retorna ao estado de alerta. Melhor para á saúde um banho quando nosso organismo está pleno e desperto. Fica dica

Por Kássia Maia

Foto: Um copo com água antes do banho ajuda a manter a temperatura corporal

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